Um dos grandes desafios para os pais que estão praticando o isolamento social tão importante para mantermos todos saudáveis é o momento de estudar com suas crianças. A rotina virou totalmente de cabeça pra baixo e tudo precisou ser reorganizado, com as crianças em casa o tempo todo.

Conversamos com a Natalia Catafesta, coordenadora da Caminhos do Saber, escola de ensino fundamental que é nossa parceira, para pegar algumas dicas de como passar por essa fase da maneira mais harmoniosa e produtiva possível. De acordo com ela, neste período em casa é importante manter a rotina com as crianças, como ter horários específicos para alimentação, brincadeira e para o sono. Para as crianças pequenas, é tudo mais lúdico. Pode começar criando um cartaz com a ajuda dela, onde conste os horários e as tarefas a serem realizadas. Papel, canetas e lápis coloridos e muita criatividade para decorar.

“É importante ressaltar que a criança só aprende a brincar brincando, e que é legal se a família puder brincar com a criança. São válidas táticas como brincar com sucatas, assistir a um filme, fazer uma receita gostosa com ajuda dela, resgatar algumas brincadeiras como a ‘cabaninha’ com lençol e soltar a imaginação”, explica Natalia. Contação de histórias é outra sugestão da coordenadora, pois certamente irá estimular a imaginação. Nesse momento dá até para cantar, dançar e brincar de teatro. Ainda, movimente-se: vale dançar, criar jogos com o corpo ou momentos de relaxamento.

Já para as crianças mais velhas é indicado assistir as aulas on-line quando for o caso e tiverem essa oportunidade de manterem as matérias atualizadas, sempre levando em consideração o cuidado com a rotina e com a concentração. Ainda, é uma oportunidade de colocar as leituras em dia e organizar o tempo para assistir aquelas séries e filmes super legais para discutir em sala de aula quando tudo se normalizar.

 

 

Créditos das fotos: Caminho do Saber/ Divulgação

Compartilhar: