Conversamos com a Josi, que é a personal organizer do Mania de Maria, para pegar algumas dicas de como manter a casa organizada durante o período de isolamento social. “Quem aí já falou que não encontra mais suas coisas, mas não tenho tempo de organizar?”, perguntou. Talvez seja essa a oportunidade ideal para não só colocar tudo em ordem mas também manter-se com a mente ocupada e agitando em casa.

A primeira dica da Josi é começar por uma gaveta ou uma prateleira. “Não faça tudo de uma vez só. Colocar a casa inteira abaixo é o principal erro, pois você não consegue concluir, acaba se frustrando e, assim, desiste. As coisas acabam voltando de uma forma pior para dentro do armário”, explicou.

E por onde começar? Pela famosa triagem: comece com o descarte, averiguando o que você não usa mais, não serve ou precisa de reparo é o momento de tirar para dar espaço ao que você realmente usa. Depois, comece a categorizar. No caso das roupas, separe por manga curta, manga longa, calça e shorts, cada um em uma pilha. Isso se aplica para tudo, como brinquedos onde é interessante separar o que é carrinho, animais, massinha ou lego, tudo em categorias.

Depois vem o momento de pensar onde deve ser guardado. Devemos colocar de acordo com a frequência de uso, o que mais usamos fica mais à mão e o que não usamos tanto mais no alto ou em baixo. Quando se tratar de crianças é legal fazer o rodízio de brinquedos, para que ela não fique tendenciosa, sempre com os mesmos, e assim não tenha mais novidade.

O uso de organizadores é fundamental para manter a organização, como colmeias, cestos, cabides. Existe uma infinidade de itens que tem a função de deixar as coisas no lugar, sem contar que eles podem ajudar da decoração do ambiente. Para manter a organização depois de tudo isso, não deixe acumular! “Mantenha a ordem quando for utilizando as coisas: o primeiro item guardado de qualquer jeito será apenas o primeiro, mas logo mais ele fará um convite para os amiguinhos.”

Mais dicas você encontra na @maniademariaoficial e no site www.maniademaria.com.br.

 

Compartilhar: