Na tarde de sábado, 1 de julho, cerca de 130 mães, gestantes e convidadas participaram do evento do blog aMANHÊsendo, em Caxias do Sul, além das suas 70 crianças, que passaram o tempo se divertindo em oficinas realizadas durante a tarde. A palestra com o tema “Pais sem pressa: crianças hoje, adultos só amanhã”, ministrada pelo escritor Gabriel Carneiro Costa, especialista em comportamento humano, foi a principal atividade do evento.

Costa iniciou a palestra contando um pouco sobre seu trabalho e como nasceu o projeto Pais Sem Pressa, uma versão nacional do movimento Slow Parenting. Então, falou que é possível trabalhar com mudança quando não somos os pais que desejamos ser, mas que isso depende somente de nós, não do desejo dos outros. “Você controla o pai e a mãe que você quer ser”, disse, afirmando que romper a ideia de não poder mudar é a essência do seu trabalho.

O palestrante citou modelos de aprendizado para crianças, baseado no que é escutado, visto e sentido. Lembrou que filhos observam os pais o tempo todo, todos os dias, aprendendo com o exemplo. Nesse momento, Costa enfatizou a importância de demonstrar, sim, tristeza, medos e frustrações diante dos filhos. Ele ainda comentou sobre a idealização da chegada de um filho e a pressão de sermos pais perfeitos. Outra visão a ser evitada é expectativa de alta performance dos filhos, comparando com outros da mesma idade e suas atividades. “Essa pressão é dos próprios pais, não deve ser repassada à criança.”

Costa abordou a importância de deixar seu filho simplesmente ser quem é, o que não significa deixar fazer o que ele quiser. “É essencial impor responsabilidades e limites, mas sempre aceitando o jeito de ser da criança.” O escritor ainda falou sobre o momento de ócio e sobre reservar um momento de atenção exclusiva aos pequenos, sem distrações, olhos na TV ou celular. “Presença é sempre o melhor presente.”

Ele ainda destacou premissas importantes, como ser feliz dá trabalho, mas cada um sabe o que lhe torna feliz; criança vê, criança faz; advertindo que a história dos pais não é a mesma dos filhos, então cuidado com a projeção; devemos passar menos tempo pensando que somos bons pais, mas sim realmente o sendo. A premissa que Costa considera a mais importante é a que amor, permissão e estímulos positivos são base para sermos pessoas equilibradas. “O amor é o que gera um adulto mais confiante”, afirmou, destacando que devemos permitir que os filhos sejam quem querem ser. “Somos as pessoas mais importantes para nossos filhos, ou deveríamos ser. O que falamos tem um peso imenso.” Sobre estímulo positivo, o palestrante explicou que significa valorizar e ampliar o que é bom, gerando boa autoestima.

Após afirma que devemos deixar filhos melhores para o mundo, e não o contrário, Costa abriu espaço para perguntas das presentes. Entre as questões, foram contemplados temas como imposição de castigos, compensação, alimentação, liberdade e permissividade.

Compartilhar: