Você já percebeu o quanto os bebês aprendem por meio da imitação dos adultos? Se a mãe sorri, por exemplo, o pequeno faz o mesmo movimento. Quando o pai fala repetidamente uma palavra o filho balbucia algo parecido.
Quando crescem e são crianças maiores continuam por imitar as atitudes dos mais velhos. Impressionante a forma como uma menina trata suas bonecas, da mesma maneira que a mãe lhe cuida.
Lembro-me que a Lis tinha muitas cólicas e eu passava os dias a embalando pela casa. A Louise com menos de dois anos acabava fazendo o mesmo com seus ursinhos, inclusive imitando o som que eu fazia para acalmar o bebê.
Como não podia ser diferente os filhos nos tornam pessoas melhores. Ao observá-los nos vemos em frente a um espelho. Buscamos nos alimentar melhor, ser mais amorosos, cuidar da natureza, ser gentil com todos, falar corretamente, enfim dar o exemplo.
Nem sempre isso é tão simples assim, tampouco a única forma de educá-los. Mas vamos combinar que dar o exemplo é um dos jeitos mais coerentes de criar os filhos. Os valores que os pais transmitem também são reforçados pela escola e outros cuidadores da criança, por isso é importante buscar instituições de ensino que sigam um modelo que a família aprove e se sinta confortável.
Dizem que nascemos com metade do copo cheio. O restante é preenchido com aquilo que aprendemos. Isso significa que parte de nós é essência e o restante é moldado ao longo dos anos e vamos nos transformando. Podemos nascer, por exemplo, com uma pré disposição para música. Mas só nos tornaremos um artista se explorarmos esse talento.
As crianças aprendem e crescem com cada experiência. Isso não significa que seu filho será uma criança problema se ganhar colo demais ou que se sentirá menos amado por você não poder participar da apresentação do Dia das Mães. As crianças sobrevivem e os pais também.
Chris Finger é jornalista e mãe de Louise (4 anos) e Lis (2 anos)
Crédito da foto Vivi Tomas
Chris veste Via Roma, Louise e Lis vestem Pinoti Store. Louise faz ninar uma boneca da Chateau Blanc Caxias do Sul

Compartilhar: