AMANHÊsendo - Por Chris Finger
  • Dicas
  • Gravidez
  • Sendo mãe
  • Experiências
  • Testei e aprovei
  • Espaço Kids
  • Guia de fornecedores
Dicas
Gravidez
Sendo mãe
Experiências
Testei e aprovei
Espaço Kids
Guia de fornecedores
AMANHÊsendo - Por Chris Finger
  • Dicas
  • Gravidez
  • Sendo mãe
  • Experiências
  • Testei e aprovei
  • Espaço Kids
  • Guia de fornecedores
Dicas, Experiências, Guia de fornecedores, Sendo mãe

Psicóloga explica como funciona a psicoterapia infantil

outubro 16, 2017 por Chris Finger Nenhum Comentário

Uma das profissionais que participará do Conexão aMANHÊsendo, que acontecerá dia 20 de outubro, na Casa DiPaolo, é a psicóloga Sheila Klippel Tonet. Formada pela Universidade de Caxias do Sul, ela é especialista em psicopedagogia clínica e escolar pela FSG e atualmente está em formação pelo Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre/ Serra Gaúcha. Com atuação na área da psicologia clínica desde 2005, atendendo crianças, adolescentes e adultos, Sheila respondeu algumas perguntas do blog aMANHÊsendo sobre quando procurar atendimento para o seu filho e como são as sessões com crianças.

Confira a seguir!

Quando procurar um psicólogo para seu filho? 

Não é tarefa fácil julgar o momento apropriado para levar uma criança consultar com um psicólogo. Os primeiros sinais podem incluir dificuldades de lidar com situações de frustação, hiperatividade, falta de atenção e concentração, agressividade, comportamento inadequado, enurese, dificuldade de brincar com outras crianças e dificuldade de separação. Estes comportamentos podem comprometer o desempenho escolar e a vida social e familiar da criança.

Certamente nem todos os conflitos da criança precisam de acompanhamento psicológico, mas se o seu filho parece necessitar de ajuda, ou você não está seguro quanto a isso, consulte um psicólogo infantil. Esse profissional poderá determinar se essas dificuldades necessitam ou não de intervenção. Em alguns casos o problema pode ser superado apenas com a orientação aos pais e professores.

O que acontece na sessão de psicoterapia infantil?

Durante a sessão, o psicólogo utiliza recursos lúdicos para compreender os sentimentos, angústias e fantasias que a criança expressa através das brincadeiras. Primeiramente são realizadas sessões com os pais para reunir informações sobre a história da criança e da família. Após esse contato o psicólogo tem mais condições de avaliar o número de sessões semanais necessárias com a criança, bem como a trama familiar que pode estar envolvida nos sintomas expressos por ela.

Além disso, se a criança tiver indicação para a psicoterapia são realizadas sessões periódicas com os pais. As sessões ocorrem nos dias e horários combinados com duração de quarenta e cinco minutos. Por ser acolhida, compreendida no contexto terapêutico  e com a participação  da família a criança passa a comunicar e compreender suas dificuldades emocionais, apresentando melhora significativa. Se a criança permanecer em atendimento o tempo necessário, terá maiores chances de se tornar um adolescente, e posteriormente, um adulto mais consciente de si e de seus próprios sentimentos e emoções.

Sheila Klippel Tonet
Psicóloga e Psicanalista
Tronca Corporate
Rua Tronca, 2660, 12o andar, sala 1204
Bairro Exposição

shetonet@terra.com.br

54 98133-1714

Compartilhar:
Dicas, Experiências, Sendo mãe

O desafio de ser mulher polvo!

outubro 16, 2017 por Chris Finger Nenhum Comentário

Sim. Acredito ser a palavra que mais pronunciei em toda a minha vida! Quando as pessoas perguntavam o que eu queria ser, prontamente respondia: ajudar as pessoas! E desde quando ajudar as pessoas é “ser” alguma coisa? Questionavam alguns adultos! Ah, eu acreditava que ajudar as pessoas era profissão – nada sabia sobre missão. Desde criança quis ser psicóloga. Gostava de escutar, aconselhar, fazer esforço para que lágrimas virassem risos menos angustiantes. Lembro que sempre dei o melhor de mim, desde pequena, para que as pessoas se sentissem bem e felizes.

Sou mãe, esposa, mulher, dona de casa, profissional, amiga, filha, professora, exigente; porém muito mais leve! Apendi, na marra, a me tornar uma pessoa leve, livre de frescura e de pré-conceitos, aprendi a grandeza de baixar total o julgamento, a refinar a escuta, a focar naquilo que realmente deve ser feito para atingir resultados positivos na vida. Aos quase 45 anos, sinto-me quase plena; com a certeza que esse “quase” perdurará até o fim dos meus dias. Fui mãe aos 35, por opção. Isabella transformou toda minha vida – conheci por definitivo o amor incondicional. Quanto aprendizado, novidades, incertezas, dúvidas, certezas!

Sinto-me realizada na minha profissão, pois construí minha carreira com base nos meus principais valores: fé, família, coragem, liberdade, humildade e honestidade. Assim trilho os meus dias, em prol do fortalecimento de tudo que acredito. De tudo que posso ajudar a transformar em positivo. Não sei ao certo se escolhi a psicologia ou se a psicologia me escolheu. Da mesma forma quando conheci o coaching, meu primeiro mestre disse que fui picada pelo mosquito do coaching! Verdade pura.  Respiro, verto, transpiro essa ferramenta tão poderosa! Aprendi, através do coaching, que quando se tem um sonho e definimos com clareza nossos objetivos e metas; tudo se torna possível. Aprendi que quando temos um propósito, um sentido de vida a cada despertar; a vida realmente passa a valer a pena. Aprendi a aplicar essa técnica com as pessoas que chegam a mim e ter a indizível alegria em assistir seus resultados. Descobri que todos nós nascemos fara florescer e para sermos felizes. E que a única pessoa responsável pelo nosso destino é nós mesmos. Com a maturidade e toda experiência de vida, compreendi a importância do equilíbrio emocional na vida de nós mulheres. O quão muitas vezes estamos dissonantes entre o que pensamos, sentimos, falamos e fazemos; e que isso nos desregula e nos gera sofrimento. Aprendi que o maior desafio do ser humano e principalmente, nós mulheres, é afinar o instrumento entre o pensar e sentir. E que há dias que dá vontade de sumir e que n’outros a vontade é de jamais desistir. Descobri que, com muita disciplina, é possível conciliar todos os nossos tentáculos. Que posso aplicar coaching informal com minha filha. E que é possível sim ser feliz e nadar em mares profundos como um polvo.

Assim, nasceu o grupo “Os Desafios da Mulher Polvo”. Com o intuito de instigar as mulheres para o conhecimento do “self” (si mesmo) – o tal de autoconhecimento! Instigar mulheres ao amor próprio, ao bem-estar, à felicidade, ao dar conta, à autoestima, ao valor que se tem na vida, ao despertar da consciência feminina, às respostas sobre sua sexualidade. Um grupo que nasceu para fazer nascerem sonhos, para matar medos insignificantes e para amenizar dores alheias. Porque minha missão como psicóloga e Coach, é inspirar mulheres a ser a melhor versão de si mesma. É instigar mulheres a conduzir com maestria seus tentáculos de polvos. É provocar a ânsia de florescer. É aprender dizer não sem culpa e a dizer sim com firmeza e convicção. Porque minha missão é servir ao outro com a mesma intenção de quando tinha sete anos de vida, sendo que hoje a bagagem é imensa… O amor é que move meus dias em busca da sabedoria para seguir ajudando as pessoas a ser melhores!

Silvia Bernardi – Psicóloga e Master Coach

Av Julio de Castilhos 1259 – 505 – Glass Tower Offices

www.silviabernardi.com

facebook: Silvia Bernardi Capacitação e Desenvolvimento Humano

Contato: 54 9 8110 9106

comercial@silviabernardi.com

Compartilhar:

aMANHÊsendo


Oie eu sou a Chris Finger, jornalista, mãe da Louise (4 anos) e da Lis (3 anos). Aqui você acompanha a minha rotina e o meu despertar como mãe.

Nossas redes

Posts mais populares

Anelise Blange Roman, mãe de gêmeas, conta sobre a adaptação da família na China

Anelise Blange Roman, mãe de gêmeas, conta sobre a adaptação da família na China

25 de abril de 2017
Sabine Schüür: registrando momentos

Sabine Schüür: registrando momentos

8 de agosto de 2017
Denise Boff: apaixonada pelas fotos em família

Denise Boff: apaixonada pelas fotos em família

11 de outubro de 2017

Categorias

  • Dicas
  • Espaço Kids
  • Experiências
  • ExpoaMANHÊsendo
  • Gravidez
  • Guia de fornecedores
  • Sendo mãe
  • Testei e aprovei

Se inscreva em nossa lista

Curta no Facebook

Siga-nos
© 2017 copyright AMANHÊsendo // Todos os direitos reservados