Uma das profissionais que participará do Conexão aMANHÊsendo, que acontecerá dia 20 de outubro, na Casa DiPaolo, é a psicóloga Sheila Klippel Tonet. Formada pela Universidade de Caxias do Sul, ela é especialista em psicopedagogia clínica e escolar pela FSG e atualmente está em formação pelo Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre/ Serra Gaúcha. Com atuação na área da psicologia clínica desde 2005, atendendo crianças, adolescentes e adultos, Sheila respondeu algumas perguntas do blog aMANHÊsendo sobre quando procurar atendimento para o seu filho e como são as sessões com crianças.

Confira a seguir!

Quando procurar um psicólogo para seu filho? 

Não é tarefa fácil julgar o momento apropriado para levar uma criança consultar com um psicólogo. Os primeiros sinais podem incluir dificuldades de lidar com situações de frustação, hiperatividade, falta de atenção e concentração, agressividade, comportamento inadequado, enurese, dificuldade de brincar com outras crianças e dificuldade de separação. Estes comportamentos podem comprometer o desempenho escolar e a vida social e familiar da criança.

Certamente nem todos os conflitos da criança precisam de acompanhamento psicológico, mas se o seu filho parece necessitar de ajuda, ou você não está seguro quanto a isso, consulte um psicólogo infantil. Esse profissional poderá determinar se essas dificuldades necessitam ou não de intervenção. Em alguns casos o problema pode ser superado apenas com a orientação aos pais e professores.

O que acontece na sessão de psicoterapia infantil?

Durante a sessão, o psicólogo utiliza recursos lúdicos para compreender os sentimentos, angústias e fantasias que a criança expressa através das brincadeiras. Primeiramente são realizadas sessões com os pais para reunir informações sobre a história da criança e da família. Após esse contato o psicólogo tem mais condições de avaliar o número de sessões semanais necessárias com a criança, bem como a trama familiar que pode estar envolvida nos sintomas expressos por ela.

Além disso, se a criança tiver indicação para a psicoterapia são realizadas sessões periódicas com os pais. As sessões ocorrem nos dias e horários combinados com duração de quarenta e cinco minutos. Por ser acolhida, compreendida no contexto terapêutico  e com a participação  da família a criança passa a comunicar e compreender suas dificuldades emocionais, apresentando melhora significativa. Se a criança permanecer em atendimento o tempo necessário, terá maiores chances de se tornar um adolescente, e posteriormente, um adulto mais consciente de si e de seus próprios sentimentos e emoções.

Sheila Klippel Tonet
Psicóloga e Psicanalista
Tronca Corporate
Rua Tronca, 2660, 12o andar, sala 1204
Bairro Exposição

shetonet@terra.com.br

54 98133-1714

Compartilhar: