“Se você tiver que escolher entre estar correto ou ser gentil, seja gentil.” Com certeza essa frase é a que mais me marcou no filme Extraordinário. A trama conta a história de Auggie, um garoto de 10 anos que nasceu com uma doença rara, que deixou o seu rosto “deformado”. Ele precisou passar por 27 cirurgias para que pudesse conseguir respirar melhor, comer e até ouvir com mais facilidade.

A história é a adaptação de um livro com o mesmo nome. Ao longo de quase duas horas, o filme nos traz diversos ensinamentos, absorvidos com dor e respeito por nós pais e mães.

Estamos nesse mundo para ensinar e auxiliar os nossos filhos a serem pessoas melhores e mais gentis. Saber lidar com as diferenças, ser amoroso com o próximo e se colocar no lugar do outro são alguns dos pilares da educação que eu primo também.

É necessário ainda permitir que nossos filhos sonhem e ajudá-los a conquistar o que almejam. Da mesma forma devem aprender a respeitar o sonho do outro, sem julgamentos. Somos essenciais nesse processo, dizer por exemplo a um filho que ele não é capaz de algo ou nunca conseguirá conquistar o seu desejo criará uma barreira à sua evolução.

Nós pais precisamos ser o trampolim para essas crianças verem a grandiosidade do mundo e que com esforço, dedicação, talento e gentileza alcançarão seus sonhos.

O poder do amor e da amizade também é enfatizado no filme. O quanto é essencial a construção de laços com os colegas, vizinhos, primos. Devemos incentivar as crianças a cultivar suas amizades. Receber os amiguinhos em casa, poder acolher eles, também faz parte da formação de pessoas muito mais amorosas, gentis e comunicativas.

Por fim cito uma das lições mais bonitas do filme. Ensinar aos filhos a importância de aceitar as diferenças. Não apenas estética, mas também do formato familiar, estilo de vida, cultura de cada um.

Chris Finger: jornalista e mãe de Louise (5 anos) e Lis (3 anos)

Compartilhar: