Um assunto que é quase unanimidade nas conversas entre mães é sobre o quanto os filhos são agitados. Muitas vão além e contam sobre as noites mal dormidas, em função das crianças que, já grandes, ainda tem dificuldade de pegar no sono ou em descansar uma noite inteira. Encaixo-me em todos esses debates e também diariamente busco alternativas para criar filhas mais tranquilas, que saibam fazer silêncio e respeitar os limites.

A Louise (4 anos) e a Lis (2 anos) são crianças com muita energia. São daquelas que brincam a tarde inteira na escolinha e ao chegar em casa continuam com disposição para ir ao parque ou fazer atividades recreativas. Nos finais de semana pedem pra passear, chamam os amigos pra brincar e no verão não dispensam um dia no clube e na piscina.

Aprendi a observar os sinais delas, de fome, de cansaço e de sono. E também a respeitar seus limites, saber a hora de parar e ir pra casa para relaxarem. Também desenvolvi algumas técnicas para diminuir a ansiedade delas e assim ajudá-las a serem mais tranquilas. Enumerei algumas dicas que divido aqui com vocês. Espero que gostem! Quem puder compartilha com a gente o que você faz para que seus filhos sejam crianças mais tranquilas.

  1. Respeitar os horários: busco fazer as atividades sempre no mesmo horário. A hora de acordar, almoçar, ir pra escola, jantar e dormir.
  2. Evitar eletrônicos: aqui em casa não liberamos o uso do celular, tablet ou vídeo game. Tevê elas assistem mais pela manhã. À noite não passa de uma hora e sempre procuramos por filmes e séries infantis tranquilas. Uma boa dica é o canal da Cia Lúdica no YouTube.
  3. Brincar ao ar livre: se o dia está bom aproveito e levo elas pra brincar no pátio ou parquinho. Elas colocam o pé na grama, mexem na terra e na areia.
  4. Comer de forma correta: durante a semana evitamos a ingestão de doces e comidas pesadas. Também buscamos fazer as refeições à mesa e sem tevê ligada.
  5. Dar atenção a elas: se tem algo que as deixa felizes é ter atenção do papai e da mamãe. Então diariamente destino um tempo exclusivo pra elas: brincamos de casinha, cantamos juntas e até fazemos teatrinho.
  6. Estimular a criatividade: está aí algo que elas amam. Adoram desenhar, pintar, contar histórias uma para outra. Ter uma caixa com canetinhas, cola colorida, temperas e desenhos é uma ótima alternativa para os dias chuvosos e frios principalmente.
  7. Não ter muitos brinquedos à disposição: procuro deixar poucos brinquedos com livre acesso, senão elas acabam perdendo o interesse e nunca sabem do que brincar. Os preferidos deixo guardados em um lugar que só adultos conseguem pegar. Diariamente elas pedem qual brinquedo querem, quando acabam aquela brincadeira guardam e pedem por outro.
  8. Conversar e explicar o que vai acontecer: antes de sair de casa ou no caminho sempre explico onde estamos indo e o que espero do comportamento delas. Anteceder os fatos sempre diminui a ansiedade das crianças. Se vamos sair pra almoçar fora, por exemplo, explico como é o restaurante, quem estará lá e como devem agir.

E você, qual a sua experiência com filhos agitados e quais suas dicas de como lidar com crianças ansiosas?

Chris Finger: jornalista, mãe de Louise (4 anos) e Lis (2 anos)

Crédito da foto: Morgana Perini

Compartilhar: